quinta-feira, 30 de agosto de 2018

Cachoeira Casca D’Anta:Bênção do Deus da Vida/2ª Pré-Romaria/XXI Romaria...





Cachoeira Casca D’Anta: Bênção do Deus da Vida. 2ª Pré-Romaria da XXI Romaria das Águas e da Terra de MG. 7ª Parte. 05/8/2018.

O que poderia marcar melhor o encerramento da 2ª Pré-Romaria da XXI Romaria das Águas e da Terra do Estado de MG, realizada em São Roque de Minas, dia 05/8/2018, do que o canto das águas? Eis que na Cachoeira Casca D’Anta, no Santuário Natural e Sagrado da Serra da Canastra, o próprio Deus se faz Água e jorra, cantando, com força divina total, e se abre em lago e segue contornando pedras, irrigando a terra, unindo as vidas na grandeza do Rio São Francisco, em uma imensurável bênção na vida que, mesmo tão maltratada, ainda segue avançando para as minas, os gerais e para o Nordeste. Cachoeira Casca D’Anta, a maior queda do Rio São Francisco, com queda livre de 186 metros! Um espetáculo belíssimo da natureza que encanta os olhos, aguça os ouvidos, fala fundo à alma. Cachoeira Casca D’Anta! Voz de Deus a clamar por cuidado com a criação, por coragem de lutar contra as forças opressoras e destruidoras do capitalismo - máquina de moer vidas - que violenta a Mãe Terra, faz secar a Irmã Água e depreda as serras, moradas sagradas e preciosas de bens naturais, além de superexplorar a dignidade humana com a acumulação de capital. Na eloquência do murmúrio das águas da Cachoeira Casca D’Anta, o convite aos romeiros e às romeiras da Mãe Terra e da Irmã Água e a todas as forças vivas da sociedade e das Igrejas, à participação na XXI Romaria das Águas e da Terra do Estado de Minas Gerais, cuja culminância acontecerá em Lagoa da Prata, no dia 16/9/2018. Juntos, “Das Nascentes do São Francisco, às Terras da Justiça”, “Cuidando da Mãe Terra e da Irmã Água”, é possível fazer dessa sociedade uma “Terra sem males”, com justiça social, agrária e ambiental, em que a Cachoeira Casca D’Anta e tantas outras maravilhas da criação não sejam uma bela lembrança, uma bonita imagem na memória, mas sejam uma realidade da fé e do compromisso com o Deus da Vida e com as exigências que esse compromisso traz. Esperamos que a Cachoeira Casca D'Anta não continue secando!
*Reportagem em vídeo de frei Gilvander Moreira, da CPT, das CEBs e do CEBI. Edição de Nádia Oliveira, da Equipe de Comunicação da CPT-MG. São Roque de Minas, MG, 05/8/2018.
* Inscreva-se no You Tube, no Canal Frei Gilvander Luta pela Terra e por Direitos, no link: https://www.youtube.com/user/fgilvander, acione o sininho, receba as notificações de envio de vídeos e assista a diversos vídeos de luta por direitos sociais. Se assistir e gostar, compartilhe. Sugerimos.

quarta-feira, 29 de agosto de 2018

Aldeia Kamakã Grayra na FUCAM/Esmeraldas/MG: Resistência pelo direito à ...





Aldeia Kamakã Grayra em retomada na FUCAM, em Esmeraldas, MG: Resistência pelo direito a terra. 18/8/2018.

Na Aldeia Kamakã Grayra, em retomada, na Fazenda Santa Tereza, propriedade do Governo de Minas Gerais, uma das três fazendas da FUCAM (Fundação Educacional Caio Martins), o clima é de indignação, mas também, de luta e resistência. Há um ano e oito meses, dezenas de famílias indígenas, que moravam na Região Metropolitana de Belo Horizonte, viram-se forçadas a mobilizarem-se para a retomada de terras que, por direito lhes pertence. Na capital de Minas Gerais e região metropolitana, sob a alegação oficial de que não podiam ser tratados como indígenas por estarem em território urbano, sofriam preconceitos, discriminação, violência e não tinham acesso às políticas públicas que lhes garantissem viver com dignidade. Essas famílias eram totalmente desrespeitadas em seus direitos fundamentais. Hoje, em retomada, formam a Aldeia Kamakã Grayra, na fazenda Santa Tereza, onde vivem conforme sua cultura, em perfeita harmonia com a Mãe terra, da qual cuidam com especial zelo e respeito, e nela produzem alimentos para sua sobrevivência. Na época da retomada, esta fazenda, assim como as outras duas fazendas da FUCAM, encontrava-se totalmente abandonada, sem cumprir qualquer função social. Com a presença do povo Kamakã, o território ganhou nova paisagem, ganhou vida porque é vida o que é ali semeado, plantado, colhido e vivenciado pelos indígenas da Aldeia Kamakã Grayra, apesar das dificuldades pelas quais passam para sobreviver. Entretanto, a ameaça da reintegração de posse, injusta, ilegal e imoral, faz-se presente sobre essa Aldeia. É preciso fortalecer a Rede de Apoio à permanência do povo Kamakã nessa terra que, originariamente, lhes pertence por legítimo direito. A única ação justa, sensata, humana e legal a ser feita pela Direção da FUCAM e pelo Governo de Minas Gerais é reconhecer a legitimidade dessa retomada indígena pelo povo Kamakã e efetuar o Uso de Concessão da Terra para essa Comunidade Indígena. As famílias da Aldeia Kamakã Grayra e outras famílias que a elas poderão se juntar têm todo direito de (re)construir sua história e viver com qualidade e dignidade em seu território, onde possam fortalecer suas tradições, seu costume, sua cultura, em perfeita harmonia com a Mãe Natureza. Para defender suas terras, o povo Kamakã se fortalece na resistência e está disposto a lutar até às últimas consequências em defesa dos seus direitos. Esta terra é da Aldeia Kamakã Grayra. Sua arma é a resistência. E com as famílias desta Aldeia estão em luta muitas forças vivas da sociedade para que lhes seja assegurado viver no território que lhes pertence.
*Vídeos originais enviados por indígenas da Aldeia Kamakã Grayra. Apoio de frei Gilvander Moreira, da CPT, das CEBs e do CEBI. Edição de Nádia Oliveira, da Equipe de Comunicação da CPT-MG. Esmeraldas/MG, 18/8/2018.
* Inscreva-se no You Tube, no Canal Frei Gilvander Luta pela Terra e por Direitos, no link: https://www.youtube.com/user/fgilvander, acione o sininho, receba as notificações de envio de vídeos e assista a diversos vídeos de luta por direitos sociais. Se assistir e gostar, compartilhe. Sugerimos.

segunda-feira, 27 de agosto de 2018

"As Reformas são para sangrar o povo." 2a Pré Romaria da XXI Romaria/MG....





"As Reformas são para sangrar o povo." 2a Pré Romaria da XXI Romaria/Terra/Água/MG. Padre Tonhão. 3ª Parte. 05/8/2018.

 No dia 05/8/2018, no município de São Roque de Minas, foi realizada a 2ª Pré-Romaria da XXI Romaria das Águas e da Terra do Estado de Minas Gerais. A escolha do local para essa 2ª Pré-Romaria foi mesmo providencial. Um município emoldurado por uma das mais belas paisagens de Minas Gerais, onde brotam as principais nascentes do Rio São Francisco, na Serra da Canastra, rica dos mais diversos bens naturais, um verdadeiro Santuário Sagrado Natural que abriga a mãe terra e a irmã água, dons de Deus para o uso necessário de todos e todas. Um paraíso ameaçado pela ganância dos capitalistas que, em nome do deus mercado, querem seguir explorando tudo, destruindo matas, envenenando o solo, poluindo as águas, expulsando vidas, desrespeitando os direitos das Comunidades Tradicionais Canastreiras, colocando em risco o ecossistema da região, colocando em risco a vida em toda sua biodiversidade. Essa corrida, enfrentada com luta e resistência dos que ali dedicam-se a defender a mãe terra, a irmã água e as Comunidades Tradicionais Canastreiras, precisa ser fortalecida. É esse o alerta e o chamado feito por Padre Antônio Campos Vieira, o Padre Tonhão, Vigário da Diocese de Luz/MG: é preciso mudança de comportamento, é preciso ter a coragem de incomodar para defender a vida. Nesse vídeo, o registro do anúncio das maravilhas da região, da denúncia feita por Padre Tonhão das ameaças a esse Santuário e da esperança na coragem de todas as pessoas de bem e de todas as forças vivas da sociedade de colocarem-se como romeiros e romeiras da mãe terra e da irmã água, “das nascentes do São Francisco às terras da justiça.”

*Filmagem de Maria do Rosário de Oliveira Carneiro, da Cáritas Brasileira, Regional MG e Advogada Popular. Edição de Nádia Oliveira, da Equipe de Comunicação da CPT-MG.
* Inscreva-se no You Tube, no Canal Frei Gilvander Luta pela Terra e por Direitos, no link: https://www.youtube.com/user/fgilvander, acione o sininho, receba as notificações de envio de vídeos e assista a diversos vídeos de luta por direitos sociais. Se assistir e gostar, compartilhe. Sugerimos.

domingo, 26 de agosto de 2018

Terra e Água são sagradas/Frei Gilvander/2ª Pré-Romaria da XXI Romaria/Á...





Terra e Água são sagradas. Frei Gilvander na 2ª Pré-Romaria da XXI Romaria das Águas e Terra de MG em São Roque de Minas. 2ª Parte. 05/8/2018.

Envolvidos pela beleza, pela mística e espiritualidade do Santuário Sagrado Natural da Serra da Canastra, pelo canto das águas da Cachoeira Casca D’Anta a dar vida e voz ao Rio São Francisco, romeiros e romeiras da mãe terra e da irmã água realizaram a 2ª Pré-Romaria da XXI Romaria das Águas e da Terra do Estado de Minas Gerais. Em São Roque de Minas, próximo às nascentes do Rio São Francisco, momentos de reflexão, de anúncio e denúncia foram partilhados durante a Celebração da Eucaristia. Iluminados pelo Evangelho de Jesus de Nazaré e inspirados pelo tema e pelo lema dessa XXI Romaria: “Das Nascentes do São Francisco às Terras da Justiça”; “Cuidando da Mãe Terra e da Irmã Água”, os/as participantes tiveram a alegria e a responsabilidade de se conscientizarem a respeito das exigências urgentes e desafiadoras a que são chamadas as pessoas de boa vontade e todas as forças vivas da sociedade. Obcecados pelo poder do capital, os adoradores do deus mercado ignoram a terra e a água como dons sagrados, fontes de vida digna para todos e todas, e insistem em avançar na depredação da natureza, no envenenamento das terras e das águas, enquanto desrespeitam as Comunidades Tradicionais Canastreiras e destroem a vida em toda a sua biodiversidade. Nesse vídeo, a reflexão partilhada por frei Gilvander Moreira, da CPT – Comissão Pastoral da Terra –, que chama a atenção para a gravidade do momento atual e da importância das ações concretas que devem ser desenvolvidas para frear esse sistema capitalista que mói vidas, e, com coragem evangélica e profética, construir a sociedade do bem viver, que é, sem dúvida, a sociedade sonhada pelo Deus da Vida.

*Filmagem de Maria do Rosário de Oliveira Carneiro, da Cáritas Brasileira, Regional MG e Advogada Popular. Edição de Nádia Oliveira, da Equipe de Comunicação da CPT-MG.
* Inscreva-se no You Tube, no Canal Frei Gilvander Luta pela Terra e por Direitos, no link: https://www.youtube.com/user/fgilvander, acione o sininho, receba as notificações de envio de vídeos e assista a diversos vídeos de luta por direitos sociais. Se assistir e gostar, compartilhe. Sugerimos.

sexta-feira, 24 de agosto de 2018

Incomodar para defender a vida/Dom Mauro/2a Pré-Romaria/XXI Romaria/Água...





Incomodar para defender a vida. Dom Mauro na 2ª Pré-Romaria da XXI Romaria das Águas e da Terra do Estado de MG, em São Roque de Minas. 1ª Parte. 05/8/2018.

 No Santuário Sagrado Natural da Serra da Canastra, bem próximo às nascentes do Rio São Francisco, no município de São Roque de Minas, foi realizada a 2ª Pré-Romaria da XXI Romaria das Águas e da Terra do Estado de MG. A espiritualidade e a mística dessa XXI Romaria foram vivenciadas nesse espaço de luta e resistência pela vida em toda sua biodiversidade, na lembrança da importância do cuidado com a mãe terra e com a irmã água e do respeito a todas as criaturas que delas dependem para sobreviver, especialmente tantos irmãos e irmãs das Comunidades Tradicionais Canastreiras, que sofrem a opressão e as injustiças do capitalismo que, em detrimento da vida, insiste em expulsar pessoas, envenenar a mãe terra e poluir as águas, o ar, destruir vidas e a vida. Nesse vídeo, a voz de Dom Mauro Morelli, Bispo Emérito da Diocese de Caxias do Sul, RJ e Bispo Missionário na Serra da Canastra, fazendo ressoar o clamor pelo respeito à mãe terra, à irmã água e tudo o que abrigam e sustentam. Voz profética de quem coloca-se ao lado dos pobres e oprimidos contra a ganância das mineradoras, instrumentos a serviço do capital e dos capitalistas, que só podem ser combatidos com a coragem da luta necessária por transformação e libertação, com a coragem de incomodar e provocar as mudanças necessárias que o Evangelho de Jesus de Nazaré exige, com urgência; exigência esta que fará acontecer o amanhecer de um novo tempo. A caminhada da XXI Romaria das Águas e da Terra do Estado de Minas Gerais inspira-se no tema e no lema dessa Romaria: “Das Nascentes do São Francisco às Terras da Justiça”; “Cuidando da Mãe Terra e da Irmã Água”. A culminância da XXI Romaria das Águas e da Terra de Minas Gerais acontecerá na cidade de Lagoa da Prata, Diocese de Luz/MG, no dia 16 de setembro de 2018, das 6h às 15h.
*Filmagem de Maria do Rosário de Oliveira Carneiro, da Cáritas Brasileira, Regional MG e Advogada Popular. Edição de Nádia Oliveira, da Equipe de Comunicação da CPT-MG.
* Inscreva-se no You Tube, no Canal Frei Gilvander Luta pela Terra e por Direitos, no link: https://www.youtube.com/user/fgilvander, acione o sininho, receba as notificações de envio de vídeos e assista a diversos vídeos de luta por direitos sociais. Se assistir e gostar, compartilhe. Sugerimos.

Cachoeira Casca D’Anta: convite de Frei Gilvander p/ XXI Romaria das Águ...





Na Cachoeira Casca D’Anta, a saudação e o convite de frei Gilvander. 2ª Pré-Romaria da XXI Romaria das Águas e da Terra do Estado de MG. Serra da Canastra. São Roque de Minas. 05/8/2018.

Mãe terra e irmã água, sacrários vivos do Deus da Vida que manifesta seu amor nos dons da criação e nas criaturas que nela vivem para que todos e todas tenham vida e vida com dignidade. Esta certeza se revela na beleza do Santuário Sagrado Natural da Cachoeira Casca D’Anta, cujo canto das águas é um verdadeiro louvor ao Criador. O Espírito de Deus está nessas águas e nas terras que abraçam. O Espírito de Deus está também em todos e todas que lutam em defesa da mãe terra e da irmã água, contra a opressão do capitalismo que explora, expulsa e mata. Nessa consciência do cuidado e da responsabilidade com a vida, e das exigências que essa consciência nos traz de assumir a luta por justiça social, ambiental e agrária, somos chamados a participar da XXI Romaria das Águas e da Terra do Estado de Minas Gerais, cuja culminância acontecerá em Lagoa da Prata, Diocese de Luz/MG, das 6h30 às 15h, dia 16 de setembro de 2018. Nesse vídeo, Frei Gilvander Moreira, da CPT, sob a inspiração da força e da ternura das águas da Cachoeira Casca D’Anta, junto às nascentes do São Francisco, nos faz esse convite. Sigamos, “Das Nascentes do São Francisco, às Terras da Justiça”, “Cuidando da Mãe Terra e da Irmã Água.”
*Filmagem de Maria do Rosário de Oliveira Carneiro, da Cáritas Brasileira, Regional MG e Advogada Popular. Edição de Nádia Oliveira, da Equipe de Comunicação da CPT-MG.
* Inscreva-se no You Tube, no Canal Frei Gilvander Luta pela Terra e por Direitos, no link: https://www.youtube.com/user/fgilvander, acione o sininho, receba as notificações de envio de vídeos e assista a diversos vídeos de luta por direitos sociais. Se assistir e gostar, compartilhe. Sugerimos.

terça-feira, 21 de agosto de 2018

Defesa do ambiente, garantia de vida/Dom Mauro Morelli/2ª Pré-Romaria/XX...





Defesa do meio ambiente, garantia de vida: Dom Mauro Morelli na 2ª Pré-Romaria da XXI Romaria das Águas e da Terra de MG.5/8/2018, na Serra da Canastra, MG.

A XXI Romaria das Águas e da Terra de Minas Gerais chega ao Santuário Ecológico Natural da Serra da Canastra, em São Roque de Minas, MG.  Chegar às nascentes do Rio São Francisco é chegar às fontes de vida  que brotam da Mãe Terra que dá forma à Irmã Água que se derrama plena sobre as pedras, e segue se abrindo em acolhida, cantando com toda a natureza o louvor da criação do Deus da Vida. É nesse santuário sagrado e natural que foi realizada, no dia 05/8/2018, a 2ª Pré-Romaria da XXI Romaria das Águas e da Terra do Estado de Minas Gerais. O momento exige reflexão e comprometimento de todas as pessoas de boa vontade e de todas as forças vivas das igrejas e da sociedade, em defesa do Povo Canastreiro, da Serra da Canastra, de suas riquezas naturais; riquezas estas que, como muito bem nos alerta Dom Mauro Morelli, pertencem à humanidade, e não podem ser disponibilizadas para a satisfação da cobiça, da ganância, dessa ambição desenfreada dos capitalistas que seguem ferindo a Mãe Terra, matando a Irmã Água, destruindo a vida em toda a sua biodiversidade, para alimentar o sistema capitalista que explora, oprime e expulsa irmãos e irmãs de suas Comunidades Tradicionais.
Nesse vídeo, frei Gilvander conversa com Dom Mauro Morelli, Bispo Emérito da Diocese de Duque de Caxias, RJ, que apresenta as maravilhas e as riquezas da Serra da Canastra,  em São Roque de Minas, MG e fala dos crimes cometidos contra esse Santuário Ecológico Natural e da importância de se fortalecer a luta por sua preservação e em defesa de todas as Comunidades Tradicionais  que ali habitam e utilizam as terras e água para sua sobrevivência.
*Filmagem de frei Gilvander Moreira, da CPT, das CEBs e do CEBI. Edição de Nádia Oliveira, da Equipe de Comunicação da CPT-MG. São Roque de Minas, MG, 05 de agosto/2018.
* Inscreva-se no You Tube, no Canal Frei Gilvander Luta pela Terra e por Direitos, no link: https://www.youtube.com/user/fgilvander, acione o sininho, receba as notificações de envio de vídeos e assista a diversos vídeos de luta por direitos sociais. Se assistir e gostar, compartilhe. Sugerimos.

sábado, 18 de agosto de 2018

Do Agrotóxico para a Agroecologia/1ª Pré-Romaria da XXI Romaria/Águas e ...







Do
Agrotóxico para a Agroecologia - 1ª Pré-Romaria da XXI Romaria das Águas e da
Terra de MG, em Arcos, Diocese de Luz, MG. 9a parte. 23/6/2018.
A XXI Romaria das Águas e da
Terra do Estado de Minas Gerais está sendo um eloquente chamado a todas as
forças vivas das igrejas e da sociedade para que se unam na luta em defesa da
Mãe Terra, da Irmã Água, dos povos do campo e da cidade e de toda a biodiversidade,
tão explorados pela ganância e pelo poder dos capitalistas! Solos contaminados,
alimentos envenenados com agrotóxicos, rios com pouca água, poluídos... Tudo em
função do lucro e da acumulação do capital, em detrimento da vida. A XXI
Romaria chega às nascentes do Rio São Francisco, que clama por revitalização, e
dessas nascentes segue com o povo de Deus rumo às terras da justiça. É preciso
cuidar da mãe terra, é preciso cuidar da mãe água, para que a vida sobreviva. E
é nesse espírito de conscientização e profecia que foi realizada a 1ª
Pré-Romaria da XXI Romaria das Águas e da Terra do Estado de Minas Gerais, no
dia 23/6/2018, na Comunidade Rural Imaculada Conceição, na Capela de Santos
Reis, em Arcos, Diocese de Luz/MG. O tema dessa XXI Romaria “Das Nascentes do
São Francisco às Terras de Justiça” e o lema “Cuidando da Mãe Terra e da Irmã
Água” motivaram reflexões diversas e o desenvolvimento de várias atividades
durante toda tarde. Ao final da Celebração da Eucaristia, um momento de feliz
partilha fortaleceu a esperança e a certeza de que os romeiros e as romeiras
das águas e da terra estão na caminhada certa, abraçando a luta pela vida. O
testemunho de Zenaido, Engenheiro Agrônomo da Emater-MG em Arcos e do casal
Dezenildo e Sirlene, que desenvolvem em suas terras a Agricultura Familiar,
totalmente sem agrotóxicos, foi uma linda coroação dessa tarde de Pré-Romaria.
Ouvir sobre a produção de alimentos saudáveis e da rede que se forma para que
esses alimentos cheguem às escolas, às famílias, foi, sem dúvida, um momento
inspirador. Brilho de vida que se renova no cuidado com a mãe terra, no cuidado
com a irmã água, dons de Deus para uso de todos. Ardor missionário renovado nos
romeiros e romeiras das águas e da terra que seguem rumo à XXI Romaria das Águas
e da Terra do Estado de Minas Gerais, que terá culminância no dia 16/9/2018, em
Lagoa da Prata, Diocese de Luz/MG.
*Filmagem de Zenaido Lima da
Fonseca, Engenheiro Agrônomo da EMATER/MG em Arcos e de frei Gilvander, da CPT,
das CEBs e do CEBI. Edição de Nádia Oliveira, da Equipe de Comunicação da
CPT-MG. Arcos/MG, 23/6/2018.
* Inscreva-se no You Tube,
no Canal Frei Gilvander Luta pela Terra e por Direitos, no link: https://www.youtube.com/user/fgilvander,
acione o sininho, receba as notificações de envio de vídeos e assista a
diversos vídeos de luta por direitos sociais. Se assistir e gostar,
compartilhe. Sugerimos.

sexta-feira, 17 de agosto de 2018

Eucaristia:Compromisso/1ª Pré-Romaria da XXI Romaria/Águas/Terra/MG/Arco...



Eucaristia: Compromisso com o Projeto de Deus/1ª Pré-Romaria da XXI Romaria/Águas e Terra/MG/Arcos. 7a Parte. 23/6/2018.

O Espírito de Deus está nas águas e na terra. Cuidar das águas e da terra é estar em comunhão com Deus e com toda a criação. Com fé e com as exigências que esta fé propõe, a 1ª Pré-Romaria da XXI Romaria das Águas e da Terra do Estado de Minas Gerais teve sua culminância com a Celebração da Eucaristia. Durante toda a tarde do dia 23/6/2018, intensos foram os momentos de reflexão em torno do tema e do lema dessa XXI Romaria: “Das Nascentes do São Francisco, às Terras da Justiça” e “Cuidando da Mãe Terra e da Irmã Água”. Fortaleceu-se nos participantes a certeza da urgência de se desenvolver ações concretas de revitalização e preservação da mãe terra e da irmã água, vítimas da depredação pelo sistema capitalista que oprime, explora e destrói vidas e a vida em toda sua biodiversidade. Numa região que vê o Rio São Francisco com suas nascentes agonizar pelo uso indevido das águas e da terra, celebrar a Eucaristia é comprometer-se com o Projeto de Deus que tem a ver com justiça agrária, justiça ambiental e justiça social. A XXI Romaria das Águas e da Terra do Estado de Minas Gerais terá sua culminância no dia 16/9/2018, em Lagoa da Prata, Diocese de Luz/MG, das 7h30 às 14h e é um convite a todos e todas para que se deixem iluminar pela encíclica do Papa Francisco – Laudato Si (Louvado Seja) – que tem na sua centralidade a defesa da Ecologia Integral, que, a partir do cuidado com a mãe terra e a irmã água, propõe dignidade e vida abundante para todos os seres vivos. Nesse vídeo, a 7ª parte, em filmagem de Zenaido Lima da Fonseca, Engenheiro Agrônomo da EMATER/MG em Arcos, com parte da Celebração Eucarística que marcou o encerramento da 1ª Pré-Romaria da XXI Romaria das Águas e da Terra/MG, em Arcos, no dia 23/6/2018. Edição de Nádia Oliveira, da Equipe de Comunicação do CPT-MG.
* Inscreva-se no You Tube, no Canal Frei Gilvander Luta pela Terra e por Direitos, no link: https://www.youtube.com/user/fgilvander, acione o sininho, receba as notificações de envio de vídeos e assista a diversos vídeos de luta por direitos sociais. Se assistir e gostar, compartilhe. Sugerimos.

quinta-feira, 16 de agosto de 2018

O que será do nosso Planeta Azul?/1ª Pré-Romaria/XXI Romaria/Águas e Ter...





O que será do nosso Planeta Azul? - 1ª Pré-Romaria da XXI Romaria das Águas e da Terra/MG - 6ª Parte – Apresentações culturais/Arcos/23/6/2018.

A caminhada de preparação para a XXI Romaria das Águas e da Terra do Estado de Minas Gerais, que terá sua culminância no dia 16 de setembro, em Lagoa da Prata, Diocese de Luz/MG, das 7h30 às 14h, já é, em si, uma linda e profética romaria. A 1ª Pré-Romaria dessa XXI Romaria, realizada na Comunidade Rural Imaculada Conceição, no município de Arcos, Diocese de Luz, MG, traduziu bem esse espírito evangélico, de beleza e profecia, no decorrer da tarde do dia 23/6/2018, quando várias ações foram desenvolvidas, buscando reflexão e tomada de posição em torno do tema e do lema da XXI Romaria das Águas e da Terra do Estado de Minas Gerais: “Das Nascentes do São Francisco, às Terras da Justiça” e “Cuidando da Mãe Terra e da Irmã Água”. Como foi lembrado em um momento de reflexão, o planeta Terra – nossa Casa Comum - tem água e terra suficientes para, com uso consciente e responsável, atender a necessidade de todos, mas não tem água e terra suficientes para atender a ganância de alguns e dos capitalistas. É justamente essa ganância própria do sistema capitalista que segue destruindo a mãe terra, poluindo e secando a irmã água, ao mesmo tempo em que avançam sobre os empobrecidos, sobre os camponeses e camponesas, expulsando-os de suas terras, de suas Comunidades Tradicionais, em nome de um desenvolvimento e progresso para poucos, com opressão da maioria do povo. Essa 1ª Pré-Romaria da XXI Romaria das Águas e da Terra do Estado de Minas Gerais foi às páginas da Encíclica Laudato Si – “Louvado Seja”- e nos lembrou que o Papa Francisco nos convida a refletir e agir, para que a Terra, nossa Casa Comum, o principal meio de sobrevivência para a humanidade, se revigore em vida abundante para todas e todos. Nesse vídeo, a riqueza profética das reflexões propostas e das apresentações culturais, como um alerta, um chamado às pessoas de boa vontade, para que sigam em romaria, com ações concretas em defesa da mãe terra e da irmã água, enquanto ainda há tempo de salvar rios, nascentes, matas e preservar a vida.
*Filmagem de frei Gilvander Moreira, da CPT, das CEBs e do CEBI. Edição de Nádia Oliveira, da Equipe de Comunicação do CPT-MG. Arcos/Diocese de Luz/MG, 23/6/2018.
* Inscreva-se no You Tube, no Canal Frei Gilvander Luta pela Terra e por Direitos, no link: https://www.youtube.com/user/fgilvander, acione o sininho, receba as notificações de envio de vídeos e assista a diversos vídeos de luta por direitos sociais. Se assistir e gostar, compartilhe. Sugerimos.

Da Reflexão às Ações Concretas - 1ª Pré-Romaria/XXI Romaria/Águas/Terra/...





Da Reflexão para as Ações Concretas – 1ª Pré-Romaria das Águas e da Terra/MG – 6ª Parte – Arcos/Diocese de Luz/MG. 23/6/2018.

A Comunidade Rural Imaculada Conceição, no município de Arcos, Diocese de Luz/MG, acolheu, no dia 23 de junho/2018, a 1ª Pré-Romaria em preparação à XXI Romaria das Águas e da Terra do Estado de Minas Gerais, cuja culminância acontecerá no dia 16 de setembro/2018, em Lagoa da Prata, Diocese de Luz/MG. Várias foram as atividades desenvolvidas nesse sábado, das 13h às 17h, voltadas para o tema e para o lema dessa XXI Romaria: “Das Nascentes do São Francisco às Terras da Justiça” e “Cuidando da Mãe Terra e da Irmã Água”. Com expressiva participação, a Pré-Romaria foi um momento profético na Comunidade: testemunho, denúncia de situações de falta de cuidado com a irmã água e com a mãe terra na região, domínio do sistema capitalista com o predomínio da monocultura e indústrias que agridem o meio ambiente, mas também o anúncio da esperança! Fortaleceu-se nos participantes a consciência do compromisso cristão com a vida em toda sua biodiversidade, da necessidade urgente de revitalizar o Rio São Francisco, suas nascentes, as matas ciliares e, assim, defender e preservar a vida. Da reflexão para as ações concretas - foi o compromisso assumido, com fé e entusiasmo. Nesse vídeo, a mensagem de padres e leigos presentes. .
* Filmagem de frei Gilvander, da CPT, das CEBs e do CEBI. Edição de Nádia Oliveira, da Equipe de Comunicação do CPT-MG. Arcos, MG, 23/6/2018.
* Inscreva-se no You Tube, no Canal Frei Gilvander Luta pela Terra e por Direitos, no link: https://www.youtube.com/user/fgilvander, acione o sininho, receba as notificações de envio de vídeos e assista a diversos vídeos de luta por direitos sociais. Se assistir e gostar, compartilhe. Sugerimos.

quarta-feira, 15 de agosto de 2018

Consciência Ecológica/Halphe/Vice-Prefeito/1ª Pré-Romaria/XXI Romaria/Ág...





Importância da consciência ecológica das lideranças - Halphe, leigo engajado e Vice-Prefeito de Arcos, MG. 1ª Pré-Romaria da XXI Romaria das Águas e da Terra de MG. 4ª Parte. 23/6/2018.

“Das Nascentes do São Francisco, às Terras da Justiça”. “Cuidando da Mãe Terra e da Irmã Água”. Motivados pelo tema e pelo lema da XXI Romaria das Águas e da Terra do Estado de Minas Gerais, cuja culminância acontecerá no dia 16/9/2018, das 7h30 às 14h, em Lagoa da Prata, Diocese de Luz, MG, os participantes da 1ª Pré-Romaria em preparação a essa XXI Romaria desenvolveram várias atividades de reflexão e conscientização da importância de ações que garantam a vida da mãe terra e da irmã água e, assim, preservem a vida em toda sua biodiversidade. Essa 1ª Pré-Romaria da XXI Romaria das Águas e da Terra de Minas Gerais foi realizada na Forania de Arcos, Diocese de Luz, MG, no dia 23/6/2018, na Igreja dos Três Reis, Córrego das Almas – Comunidade Imaculada Conceição. Fé, entusiasmo e determinação marcaram essa tarde em que se fez presente o protagonismo de leigos e leigas comprometidos com o Projeto de Jesus de Nazaré, que sabem que é preciso assumirem-se verdadeiramente como cristãos e cristãs e anunciar o Evangelho com ações concretas e denunciar tudo o que fere e destrói a vida. Nesse vídeo, a participação de Halphe, leigo engajado na Igreja e Vice-Prefeito de Arcos, MG, que destaca a importância da conscientização ecológica das lideranças para que o meio ambiente tenha do Poder Público a devida atenção, e o cuidado necessário.
* Filmagem de frei Gilvander, da CPT, das CEBs e do CEBI. Edição de Nádia Oliveira, da Equipe de Comunicação do CPT-MG. Arcos, MG, 23/6/2018.
* Inscreva-se no You Tube, no Canal Frei Gilvander Luta pela Terra e por Direitos, no link: https://www.youtube.com/user/fgilvander, acione o sininho, receba as notificações de envio de vídeos e assista a diversos vídeos de luta por direitos sociais. Se assistir e gostar, compartilhe. Sugerimos.

segunda-feira, 13 de agosto de 2018

Uso racional da água. 1ª Pré-Romaria/XXI Romaria/Águas/Terra/MG/Arcos/MG...





Vídeo - Uso racional da água na Agricultura e no meio urbano: 1ª Pré-Romaria da XXI Romaria das Águas e da Terra/MG. Arcos/Diocese de Luz, MG. 23/6/2018.

No dia 23 de junho de 2018, na Forania de Arcos, que abrange os municípios de Arcos, Iguatama e Pains, na Diocese de Luz/MG, aconteceu a 1ª Pré-Romaria da XXI Romaria das Águas e da Terra do Estado de Minas Gerais, que terá Celebração Final dia 16 de setembro/2018, em Lagoa da Prata/Diocese de Luz/MG. Várias atividades foram desenvolvidas nessa 1ª Pré-Romaria, das 13 às 17 horas na Igreja dos Três Reis, Córrego das Almas – Comunidade Imaculada Conceição. Tanto nos momentos de oração como de reflexão, as ações refletiram a preocupação com o momento atual, crítico, por que passamos, em que a água e a terra são tratadas como mercadoria, sendo desrespeitadas como parte da criação, direitos de todos os seres vivos, que devem ser usados com responsabilidade social e ambiental. Todas as ações foram voltadas para o tema da XXI Romaria das Águas e da Terra do Estado de Minas Gerais: “Das Nascentes do São Francisco às Terras da Justiça” e para o lema: “Cuidando da Mãe Terra e da Irmã Água”. Foi uma tarde iluminada nessa Comunidade da Centenária Diocese de Luz, uma tarde de grande beleza espiritual e profética. Nesse vídeo, a reflexão proposta pelo Professor Émerson Rodrigues Pimentel, Geógrafo e Mestre em tecnologia e sustentabilidade ambiental, com o tema: “Uso Racional da Água na Agricultura e Meio Urbano”.
Filmagem de frei Gilvander Moreira, da CPT, das CEBs e do CEBI – 2ª Parte. Edição de Nádia Oliveira, da Equipe de Comunicação da CPT-MG. Arcos, MG, 23/6/2018.

1ª Pré-Romaria da XXI Romaria/Águas/Terra/MG/1ª Parte/Fé e Compromisso/ ...





1ª Pré-Romaria da XXI Romaria das Águas e da Terra de MG: Fé e compromisso/1ª Parte/Arcos/Diocese de Luz/MG/23/6/2018.

Fé, entusiasmo e compromisso marcaram a 1ª Pré-Romaria da XXI Romaria das Águas e da Terra do Estado de Minas Gerais, realizada em Arcos, Diocese de Luz, MG, no dia 23 de junho/2018, das 13 às 17 horas na Igreja dos Três Reis, Córrego das Almas – Comunidade Imaculada Conceição. A ação foi acolhida pela Forania de Arcos que envolve também os municípios de Iguatama e Pains.
A Celebração Final da XXI Romaria das Águas e da Terra de Minas Gerais acontecerá na Diocese de Luz, dia 16 de setembro de 2018, um domingo, em Lagoa da Prata. Com o tema: “Das Nascentes do São Francisco às Terras da Justiça” e com o lema: “Cuidando da Mãe Terra e da Irmã Água”, a proposta é provocar uma reflexão para as ações e mudanças necessárias para promover a vida com dignidade e sustentabilidade ambiental.
Nesse vídeo, a beleza espiritual do momento de Oração Inicial e reflexão coordenado pelo Padre Válter. Filmagem de frei Gilvander Moreira, da CPT, das CEBs e do CEBI. Edição de Nádia Oliveira, da Equipe de Comunicação da CPT-MG. Arcos, MG, 23/6/2018.


#freigilvander

sexta-feira, 10 de agosto de 2018

Leonardo Péricles, do MLB e da UP, na OAB/MG: Movimentos Populares nas ...





Leonardo Péricles, do MLB e da UP, na OAB/MG: palestra sobre Movimentos Populares nas Eleições, dia 08/8/2018, em filmagem de frei Gilvander Moreira, da CPT. Palestra realizada durante o I Seminário da Comissão de Apoio aos Movimentos Sociais da OAB/MG e Comissão de Projetos e Ações Sociais da OAB/MG.

Das nascentes do São Francisco às terras da justiça: Hino da XXI Romaria...





Das nascentes do São Francisco às terras da justiça: hino da XXI Romaria das Águas e da Terra de Minas Gerais. 05/8/2018.

Rumo à XXI Romaria das Águas e da Terra do Estado de Minas Gerais, um bonito canto sobe aos céus... Um clamor dos filhos e filhas do Deus da Vida que em romaria fazem ecoar sua voz próximo à principal nascente do Rio São Francisco, na Cachoeira Casca D’Anta, em São Roque de Minas, na Serra da Canastra, em Minas Gerais. Clamor de romeiras e romeiras que caminham, lutam, insistem, resistem e persistem em defesa das águas e da terra, em defesa da vida em toda sua biodiversidade. Fez-se desse canto o Hino Oficial da XXI Romaria das Águas e da Terra do Estado de Minas Gerais, a ser realizada no dia 16 de setembro de 2018, em Lagoa da Prata, na centenária Diocese de Luz. Letra e música de João Bento. São Roque de Minas, MG, 05/8/2018.

Das nascentes do São Francisco, nosso grito em romaria, Clamando pela justiça em favor da natureza. Nossa água e nossa terra viraram mercadoria. Com fé estamos lutando pra fazer sua defesa. São Francisco, o rio e o santo, rogai a Deus por nós. São Francisco, o rio e o santo, rogai a Deus por nós.

* Fotos Zenaido, da Equipe de Coordenação da 2ª pré-Romaria da XXI Romaria das Águas e da Terra do Estado de Minas Gerais, Apoio de frei Gilvander Moreira, da CPT, das CEBs e do CEBI. Edição de Nádia Oliveira, da Equipe de Comunicação da CPT-MG. São Roque de Minas, MG, 05/8/2018.
* Inscreva-se no You Tube, no Canal Frei Gilvander Luta pela Terra e por Direitos, no link: https://www.youtube.com/user/fgilvander, acione o sininho, receba as notificações de envio de vídeos e assista a diversos vídeos de luta por direitos sociais. Se assistir e gostar, compartilhe. Sugerimos.

quinta-feira, 9 de agosto de 2018

Ameaçado por lutar contra o latifúndio, DIM CABRAL, da Cooerco.SD, Ube...





Ameaçado por lutar contra o latifúndio, DIM CABRAL, da Cooerco.SD, Uberlândia/MG. 24/5/2018.

Dim Cabral, da Cooerco.SD (Cooperativa Agropecuária Mista de Empreendimento Rural Comunitária, da fazenda São Domingos), de Uberlândia, Triângulo Mineiro, ameaçado de morte por lutar contra o latifúndio, participou do 2º Seminário Estadual do Programa de Proteção aos Defensores e Defensoras de Direitos Humanos, realizado em Belo Horizonte, de 22 a 25 de maio/2018. Nesse Seminário, que teve como tema “Pelo direito de ter direitos”, Dim Cabral fez uma análise da atual conjuntura da luta pela terra no Triângulo Mineiro com o avanço das forças opressoras dos latifundiários, amparados pelo poder do sistema capitalista dominante. Dim falou ainda da importância da organização e mobilização popular para o fortalecimento da luta e resistência pelo direito à terra e destacou também a necessidade da efetiva proteção aos defensores e defensoras de Direitos Humanos.
* Filmagem de frei Gilvander Moreira, da CPT, das CEBs e do CEBI. Edição de Nádia Oliveira, da Equipe de Comunicação da CPT-MG. Belo Horizonte/MG, 24/5/2018.
* Inscreva-se no You Tube, no Canal Frei Gilvander Luta pela Terra e por Direitos, no link: https://www.youtube.com/user/fgilvander e assista a outros vídeos de luta por direitos sociais. Se assistir e gostar, compartilhe. Sugerimos. 

Pelo Rio Pará, por terra e contra Aterro sanitário - Ocupação Nova Jerus...





Pela vida do Rio Pará, pelo direito à terra e contra Aterro Sanitário a Ocupação Nova Jerusalém, em Nova Serrana, MG, segue em luta. 29/7/2018.

As mais de 100 famílias – trabalhadoras e trabalhadores do campo - da Ocupação-Comunidade Nova Jerusalém, acompanhada pela FNL (Frente Nacional de Luta) e pela Comissão Pastoral da Terra (CPT), na Fazenda Canta Galo, município de Nova Serrana, MG, reocupada em 24/5/2018, seguem firmes na luta e resistência pelo direito à terra e à moradia e em defesa do rio Pará. De forma injusta, inconstitucional e covarde, essas famílias foram despejadas da Fazenda Canta Galo no dia 26/4/2018, após lá morarem e trabalharem por 6 anos, terem construído mais de 80 casas de alvenaria e estarem cultivando mais de 60 hectares de plantações de hortas, legumes, mandioca etc., com consciência ecológica e responsabilidade social e ambiental, produzindo alimentos saudáveis, sem uso de agrotóxicos. Alimentos estes, que além de servir ao consumo das famílias também eram vendidos nas feiras, gerando renda às famílias da Ocupação. O motivo alegado para o despejo foi de que ali seria instalado um Aterro Sanitário pelo Consórcio Intermunicipal de prefeituras da região, tendo como presidente o prefeito de Pitangui, Marcílio Valadares, o que é também um absurdo, já que o local está ao lado do rio Pará, um dos afluentes do rio São Francisco, cheio de nascentes, área de preservação ambiental, até então muito bem cuidada pelos camponeses e camponesas da Ocupação-Comunidade Nova Jerusalém. Vale lembrar que a área da fazenda é de propriedade do Estado de Minas Gerais e foi cedida ao município de Nova Serrana para a instalação desse aterro. A injustiça desse despejo ficou ainda mais gritante e cruel quando se constatou que as famílias foram despejadas, mas lá permaneceu o gado de colaboradores do prefeito de Pitangui, com toda a fazenda à disposição do rebanho, que inclusive, destruiu toda a plantação deixada pelos camponeses e camponesas. Em defesa das águas, da vida do Rio Pará, pelo direito à terra e à moradia, camponeses e camponesas da Ocupação-Comunidade Nova Jerusalém seguem em luta e resistência construindo dignidade. Exigimos o Assentamento definitivo das 100 famílias na fazenda Canta Galo e que se arrume outro local para se fazer aterro sanitário.

* Filmagem e fotos de Luciana, moradora da Ocupação-Comunidade Nova Jerusalém, na Fazenda Canto Galo/Nova Serrana, MG. Apoio de frei Gilvander Moreira, da CPT, das CEBs e do CEBI. Edição de Nádia Oliveira, da Equipe de Comunicação da CPT-MG. Nova Serrana/MG, 29/7/2018.
* Inscreva-se no You Tube, no Canal Frei Gilvander Luta pela Terra e por Direitos, no link: https://www.youtube.com/user/fgilvander, acione o sininho, receba as notificações de envio de vídeos e assista a outros vídeos de luta por direitos sociais. Se assistir e gostar, compartilhe. Sugerimos.

quarta-feira, 8 de agosto de 2018

ADAIR SANTOS, Diretor da EFA/Itinga/MG: Vítima de atentado na luta pela...





ADAIR SILVA SANTOS, Diretor da EFA de Itinga - Vale do Jequitinhonha, MG: Vítima de atentado na luta pela Educação do Campo. 24/5/2018.

 De 22 a 25 de maio/2018, aconteceu em Belo Horizonte, MG, o 2º Seminário Estadual de Programa de Proteção aos Defensores e Defensoras de Direitos Humanos, com a realização de várias atividades. Participaram desse Seminário representantes de diversos segmentos da sociedade, entre eles, integrantes de movimentos sociais, pastorais sociais, de instituições públicas e privadas, pesquisadores, representantes e organizações da sociedade civil. Com o tema “Pelo direito de ter direitos”, foram discutidas as ameaças e violências sofridas pelos defensores e defensoras dos direitos humanos; mulheres e homens que, com coragem, lutam contra as injustiças, contra o poder do capital que oprime, explora e destrói vidas. Foram discutidas também estratégias de proteção. Nesse vídeo, frei Gilvander conversa com ADAIR SILVA SANTOS, Diretor da Escola Família Agrícola (EFA) da Comunidade do Jacaré, município de Itinga, Vale do Jequitinhonha/MG, vítima de atentado na luta pela Educação do Campo. Adair fala da importância da EFA e do seu compromisso com a transformação libertadora das famílias camponesas por meio da Educação que, sendo emancipadora, possibilita a construção e o fortalecimento de um espaço onde se possa fixar e viver com sustentabilidade e dignidade.
*Reportagem em vídeo de frei Gilvander Moreira, Moreira, da CPT, das CEBs e do CEBI. Edição de Nádia Oliveira, da Equipe de Comunicação da CPT-MG. Belo Horizonte/MG, 24/5/2018.
* Inscreva-se no You Tube, no Canal Frei Gilvander Luta pela Terra e por Direitos, no link: https://www.youtube.com/user/fgilvander e assista a outros vídeos de luta por direitos sociais. Se assistir e gostar, compartilhe. Sugerimos. 

quinta-feira, 2 de agosto de 2018

Vem aí a XXI Romaria das Águas e da Terra/MG/8ª Reunião de Preparação/La...





Vem aí a XXI Romaria das Águas e da Terra/MG, dia 16/9/2018, em Lagoa da Prata, MG. 8ª Reunião de Preparação, em Lagoa da Prata/Diocese de Luz/MG – 28/7/2018.

Na alegria da celebração do centenário da Diocese de Luz, aconteceu, em Lagoa da Prata/MG, a 8ª reunião de preparação à XXI Romaria das Águas e da Terra do Estado de Minas Gerais, que acontecerá no dia 16/9/2018, em Lagoa da Prata. Nessa reunião, o cantor e agente de pastoral das CEBs e da CPT-MG, João Bento, apresentou com alegria o “Cancioneiro”, com as músicas que animarão as atividades preparatórias e as ações e a celebração do dia da XXI Romaria das Águas e da Terra/MG. Dom José Aristeu Vieira, bispo da Diocese de Luz, falou da importância dessa Romaria na Diocese, considerando que ali estão as nascentes do rio São Francisco, que clama por revitalização, por vida, e apresentou a Cartilha da XXI Romaria das Águas e da Terra de Minas Gerais, com sete encontros – Roteiros de Reflexão -, que serão realizados em preparação a essa Romaria. Foi lembrada também com renovado ardor profético, por Rosarinha, a Semana Missionária que acontecerá de 08 a 15 de setembro de 2018, na Diocese de Luz. Com o tema “Das Nascentes do São Francisco às Terras da Justiça” e o lema: “Cuidando da Mãe Terra e da Irmã Água”, a XXI Romaria das Água e da Terra do Estado de Minas Gerais é um alerta à destruição ambiental que vem acontecendo para atender a interesses capitalistas, que, pela ambição do lucro, pela ganância de acumular cada vez mais, poluem, desmatam, secam, matam... E é também e, sobretudo, um chamado ao compromisso, à coragem de ações concretas em defesa da vida em toda sua biodiversidade. * Participe você também da XXI Romaria das Águas e da Terra do Estado de Minas Gerais. A presença deverá ser confirmada até dia 31/08/2018 pelo telefone 0xx(37) 3421 9001 ou pelo e-mail pastoral@diocesedeluz.org.br
* Reportagem com Filmagem de frei Gilvander Moreira, da CPT, das CEBs e do CEBI.
Edição de Nádia Oliveira, da Equipe de Comunicação da CPT-MG.


* Inscreva-se no You Tube, no Canal Frei Gilvander Luta pela Terra e por Direitos, no link: https://www.youtube.com/user/fgilvander e assista a outros vídeos de luta por direitos sociais. Se assistir e gostar, compartilhe. Sugerimos.